Políticas

Parâmetros científicos

A Revista Perspectica Lésbica Brasileira:

  • É uma revista de acesso aberto, no formato online e disponibilizada no site do Laboratório de Teoria, cujo primeiro número será publicado em maio de 2026.
  • Aceita avaliar manuscritos no formato PrePrint publicados na Scielo.
  • Realiza o processo de avaliação de manuscritos por meio da revisão informada de pares em todas as etapas: as avaliadoras sabem quem são as autoras e vice-versa.

Direitos autorais

Direitos morais

A Revista Perspectiva Lésbica Brasileira segue a licença Creative Commons CC-BY 4.0, que permite que a revista compartilhe textos publicados pela primeira vez e reconheça publicamente as autorias.

Direitos patrimoniais

Todos os textos selecionados apenas serão publicados na Revista Perspectiva Lésbica Brasileira após a revista e as autoras concordarem com os termos descritos no contrato de licenciamento de direito patrimonial sobre as versões digital e impressa da revista.

Política de privacidade

Os dados pessoais (nome, endereço de e-mail, endereço do currículo Lattes, endereço Orcid, parágrafo resumido sobre a autora e formação acadêmica) informados na Revista Perspectiva Lésbica Brasileira serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os dados sensíveis requisitados no ato de submissão dos textos (idade, pertencimento étnico-racial, estado brasileiro de origem e estado brasileiro atual de moradia e outros) serão acessados apenas pela editora-chefe da revista e processados de forma anônima unicamente para fins estatísticos. As estatísticas provenientes desses dados serão publicados de forma anônima no site da revista a fim de ampliar a reflexão sobre a autoria dos textos inscritos e publicados. Os dados sensíveis são também requisitados de forma a atender os critérios de diversidade e representividade da linha editorial.

Termos de uso

O conteúdo dos textos publicados pela Revista Perspectiva Lésbica Brasileira é de inteira responsabilidade das autoras.

A revista estimula as autoras a compartilharem – após publicado na revista – o texto completo ou trechos em suas mídias sociais individuais, sites/blogs, perfis de redes sociais acadêmicas e repositórios institucionais, desde que acompanhados da citação completa e link para a revista no site do Laboratório de Teoria: www.laboratoriodeteoria.com

Verificação de autoria

A Revista Perspectiva Lésbica Brasileira utilizará softwares para detecção de plágio e existência de texto obtido por Inteligência Artificial Generativa (IAG). Em caso de detecção de alguma dessas situações, os textos serão recusados.

Fluxo editorial

O fluxo editorial e seleção dos textos ocorre por meio das seguintes etapas:

1- Verificação do texto às normas;

2- Verificação de problema grave de coerência;

Caso o texto não esteja adequado às normas ou apresente problemas graves de coerência, será devolvido à autora e requisitado a reescrita e reenvio até o prazo definido na chamada.

3- Verificação de plágio ou existência de texto obtido por Inteligência Artificial Generativa (IAG);

Caso seja identificado plágio ou texto obtido por IAG o texto será recusado.

4- Leitura de todos os textos pela editora-chefe e direcionamento de cada texto para duas pareceristas;

Caso haja dúvidas sobre os pareceres, a editora-chefe entrará em contato com as pareceristas.

5- Leitura e debate de todos os textos que foram indicados para a publicação pelas pareceristas, pelo Comitê Editorial;

6- Releitura de todos os textos debatidos pelo Comitê Editorial, pela editora-chefe; e seleção final balizada pela linha editorial;

7- Caso o número de textos selecionados seja superior à capacidade de publicação para o número corrente, esses serão automaticamente reservados para publicação no número posterior. Caso haja textos suficientes para publicação no número posterior, não haverá abertura de chamada. Caso haja textos insuficientes, será realizada abertura de chamada e os textos já reservados passarão pela seleção a partir da etapa 5, ou seja, não precisarão ser novamente submetidos aos pareceres de duas pesquisadoras, a não ser que o período entre os primeiros pareceres e a publicação posterior seja muito prolongado;

8- Envio dos textos selecionados às autoras para que realizem correções e alterações, caso necessário;

9- Correção gramatical e linguística dos textos revisados;

10- Aprovação final das autoras;

11- Aprovação final da editora-chefe e envio para publicação.